------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Oficina de Animação, realizada no dia 30 de Setembro de 2013 em São Sebastião do Pontal - Ministrado pela professora Maria Isaltina Santana
Vejam as Animações:
Módulo I de Animação foi realizado no dia 06 de Julho de 2013 - Ministrado pela professora Thaiane Abrascio Porfírio.
Vejam as animações :
- RENAFOR
2013
OFICINA
DE STOP MOTION
MEMÓRIAS
Carmen Lúcia Ferreira
Dia
06 de Julho do ano de 2013 ocorreu o módulo de animação no Centro Educacional,
através do projeto RENAFOR – Rede Nacional de Formação Continuada. O curso foi ministrado pela professora Thaiane
Abrascio Porfírio com duração de 4 horas. Tiveram presentes 23 alunos entre
professores da Educação Básica, como professores formadores do grupo
RENAFOR/2013.
A
professora Thaiane iniciou sua fala nos chamando a atenção para os objetos de
aprendizagem no trabalho com o Stop Motion, como por exemplo, a disponibilidade para a aplicação de uma
aula utilizando esta técnica, a adequação
e, sobretudo, termos em mente quais nossos objetivos
quando nos propusermos aplicar esta metodologia de ensino e aprendizagem.
A
aplicação desta técnica em nossa prática pedagógica e como podemos obter
resultados importantes, foi outro ponto mencionado no curso. Por exemplo,
verificar atitudes, valores, conceitos, procedimentos,
trabalho manual, e o trabalho coletivo, pois esta é uma
metodologia que exige a participação do outro para a concretização do resultado
final. E o mais importante: pode ser aplicada em qualquer conteúdo.
Outro
fator preponderante para se trabalhar o Stop Motion na educação é que ele
proporciona a necessidade do aluno ter que realizar um roteiro, desenvolver
habilidades para contar e criar histórias, como também o manuseio
com máquinas fotográficas, computadores e programas de edição.
Em
outro momento a ministrante explicou como interpretar e avaliar a produção dos
alunos, em seguida nos mostrou passo a passo a forma para aplicar o Stop
Motion:
- Criação de uma história
- Roteiro
- Story board
- Escolha dos objetos – o que vou trabalhar? Massinhas, fotos, pessoas, etc.
- Construção
- Fotografias.
O
último momento do curso, a professora Tahane pediu que nos dividíssemos em
grupo e fizéssemos passo a passo o trabalho utilizando das técnicas que
havíamos aprendido para a criação de uma animação, a partir de uma história,
mas que esta história tivesse uma relação com nossos conteúdos ministrados em
sala de aula.
Nos
dividimos em três grupos. O primeiro grupo falou sobre a SEXUALIDADE, o segundo, MEDIAÇÃO
DE CONFLITOS e o terceiro, sobre a DENGUE.
Foram temas bem diferentes, onde, segundo meu entendimento só veio afirmar que
há uma infinidade de temas e assuntos a serem trabalhados com a animação de uma
forma séria e lúdica ao mesmo tempo. Outro ponto que me chamou a atenção foi a
criatividade de cada grupo utilizando materiais diferentes para compor o
trabalho.
Assim,
concluímos que a aplicação deste módulo contribuiu, sobremaneira, com a nossa
prática pedagógica e que o projeto RENAFOR vem cumprindo seu papel de
proporcionar condições e meios para que nossa formação seja sempre continuada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário