quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sobre Podcast e Blogs na Campus Party

Não eram com finalidade educativa, mas estes dois assuntos apareceram hoje nas conferências da Campus Party e fui dar uma espiadinha. O podcast aconteceu no CuboVivo, um estúdio de rádio itinerante (um cubo móvel). O que vi-ouvi? Um programa de rádio. Sim, mesmo que a ideia de pacotes de áudio pareça se sobrepor a ideia de programas de rádio, WEB e rádio são suportes diferentes e podiam (ou deviam!) ser produtos diferentes. Mas não são. Novas tecnologias, velhas receitas. 
Na conferência sobre blogs, por sua vez, alguns convidados manifestaram a preocupação de usar os blogs respeitando as características (ou liberdades) desse espaço. As palavras e os textos em um nicho novo, como os blogs, não mereceriam formatos novos? 
Lição da manhã: não adianta mudar o suporte se o protagonista é careta! 

Um comentário:

  1. Nos anos 60 o teórico (ou guru?) da comunicação Marshal McLuhan saiu com aquela frase que virou um mantra na área: toda nova mídia que aparece mimetiza a mídia imediatamente anterior. À medida em que seus usuários ganham experiência, forjam uma linguagem própria. Foi assim com o jornal imitando o livro, com a TV imitando o teatro, com as primeiras páginas de internet imitando o jornal e o billboard (que nós chamamos de outdoor no Brasil). Aos poucos a liguagem vai se aprimorar - apesar dos caretas!

    ResponderExcluir