sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Perguntas Frequentes

Quem vai participar do Prodocência? Como funciona a coordenação? Qual o objetivo geral? Em que espaços acontecerão as atividades? E os laboratórios, já existem salas? Quais serão as atividades desenvolvidas? Quanto tempo durará o projeto? Como fica a elaboração dos relatórios? Como cada professor aparece vinculado ao projeto?

Quem vai participar?
A proposta pretende reunir o trabalho de cerca de 30 docentes oriundos de 7 cursos das licenciaturas da UFTM: química, física, ciências biológicas, letras, geografia, história e matemática.

Como funciona a coordenação?
Somos dois coordenadores: Professora Ana Paula (Biologia) e Professor Fábio (Ciclo Comum). Eu, Ana Paula, sou responsável pelos papéis, andamento do projeto, relatórios. O Professor Fábio cuida do dinheiro, compras, prestação de contas. Pretendemos trabalhar em conjunto. Não há bolsa para as duas funções.

Qual o objetivo geral?
Implantar o Laboratório de Ensino de maneira a oferecer aos alunos das licenciaturas da UFTM espaço no qual terão acesso aos recursos e estratégias pedagógicas específicas de sua modalidade e às tecnologias da informação e comunicação, que irão compor o cotidiano de sua prática docente, fortalecendo a identidade de professor nos discentes

Em que espaços acontecerão as atividades?
Nas aulas de EDP, Projetos de extensão, Disciplinas Eletivas. Cada professor pode incluir as tarefas no plano de aula das disciplinas que lecionam.

E os laboratórios, já existem salas?
As áreas das ciências já possuem um espaço identificado com laboratório. São espaços reduidos em que trabalham em conjunto todos os professores do curso. A Geografia, a Letras, a História e as disicplinas do Ciclo Comum não têm laboratórios, e portanto, nós da Prodocência precisamos nos organizar e buscar soluções para que estes professores também tenham seu espaço.

Quais serão as atividades desenvolvidas?
Ao todo desenvolveremos 9 atividades (agrupadas em nove blocos) que poderão ser melhor conhecidas nas postagens deste blog. Cada uma está descrita em uma postagem. Sugiro que cada professor leia a descrição das mesmas buscando identificar em que atividade ficará melhor locado.

Quanto tempo durará o projeto?
Dois anos. Um realtório parcial ao final do primeiro ano e um final, no segundo ano.

Como fica a elaboração dos relatórios?
Eu, Ana Paula, sou a responsável pelos relatórios (mas toda ajuda será bem vinda!). Aos professores vinculados ao projeto cabe reunir registros de sua produção para que sejam incluídos aos relatórios. Eu precisarei que me enviem os dados e os produtos desenvolvidos, a cada final de semestre.

Como cada professor aparece vinculado ao projeto?
Os professores que trabalharem neste projeto podem incluir no Lattes esta participação. Logo disponibilizarei aqui o passo a passo para esta manobra.

Quem tiver mais alguma pergunta, mande para paula.bossler@gmail.com que eu responderei aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário